São Miguel do Guamá tem 4 pré-candidatos a prefeito

A menos de três meses das eleições municipais de 2016, o quadro para a eleição do prefeito de São Miguel do Guamá começa a ser definido. Hoje, são quadros os pré-candidatos a prefeito já anunciados pelos seus partidos.

Oficialmente, os guamanses só saberão quem serão os candidatos a prefeito e vice que irão disputar os votos de 37 mil eleitores em agosto após as convenções partidárias. Isso porque, segundo a legislação eleitoral, o prazo final para a realização das convenções e a deliberação sobre coligações é do dia 20 deste mês até 5 de agosto. E a data limite para a solicitação dos registros das candidaturas é às 19h do dia 15 de agosto, em cartório ou na secretaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Confira quem são os quatro que pretendem ocupar o cargo de prefeito da cidade a partir de 2017. A ordem dos nomes é a alfabética.
 
Antônio Leocardio dos Santos (PSDB)

O empresário Antônio Leocadio, mais conhecido como Antonio Doido, foi apresentado como pré-candidato a prefeito pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) há alguns meses. Porém, o pré-candidato a vice ainda não foi definido. Segundo informações, o PSDB ainda está em negociação com partidos aliados para definir o nome do vice na chapa. O futuro candidato era filiado ao PSD e a convite do presidente estadual PSDB, senador Flexa Ribeiro, filiou-se ao partido.

Atualmente, Antônio Doido tem o apoio: PSDB, PSD, PTB, PR, PRB e Solidariedade.

A convenção do partido está prevista para o dia 30 de julho ás 19h no comitê do PSDB.

Carlos do Socorro Guerreiro Vaz (PSOL) 

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) anunciou como pré-candidato a prefeito o presidente da sigla, Carlos Vaz.

Ele foi vereador, presidente da Câmara de São Miguel do Guamá e atualmente é vice-prefeito do município. Segundo informações, o PSOL tem como provável pré-candidato a vice da chapa o medico Drº Fonseca.

Atualmente, Carlos Vaz tem os seguintes partidos ao seu lado: PSOL,  PPS e PV.

A convenção do partido não tem data e nem local definidos. 

Eduardo Sampaio Gomes Leite (PDT) 

Outro pré-candidato a prefeito de São Miguel do Guamá definido há alguns meses é o gestor público Eduardo Pio X, do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Eduardo Pio X irá disputar a segunda eleição, em 2012 o então candidato ficou em 2º lugar na disputa. Segundo informações, o partido está em conversas avançadas para definir o nome do pré-candidato ou pré-candidata a vice.

Atualmente, Eduardo Pio X tem o apoio do: PDT, PMN, PMDB, PROS, PHS, PSC, PT, PTN, PPL, PP, PCdoB

A convenção está agendada para o dia 02, ás 19h no "Cacau Show I" - beira rio. 

Francisco das Chagas Sá (DEM)

O prefeito e empresário Francisco das Chagas, o Cacau, desde que se filiou ao Democratas (DEM) no ano passado – após sair do PPS, já tinha comentários diante de seus interlocutores que pretendia disputar as eleições municipais de 2016. Assim, ele é o pré-candidato do DEM. Segundo informações, o nome mais cotado para ser vice da chapa é do empresário Nenem Miranda (PSB). Porém, o partido negocia algumas coligações, mas prefere não divulgar os nomes dos demais partidos das possíveis alianças.

Atualmente, Cacau tem o apoio do: DEM, PSB e PSL.

O lançamento oficial acontecerá no dia 25 deste mês de julho no "Cacau Show I" ás 19h.

InforEleições:

Os candidatos que pretendem disputar as eleições de outubro devem ficar atentos as datas que estão no calendário estabelecido pela Justiça Eleitoral. Nestas eleições, serão aplicadas as mudanças estabelecidas pela Reforma Eleitoral (Lei 13.165/2015), aprovada no ano passado pelo Congresso.

Com a nova norma, houve mudanças nos prazos, como aumento do período para apresentação dos registros de candidaturas, diminuição na duração da propaganda no rádio e na televisão e a proibição de doações de empresas privadas para as campanhas políticas. A partir de agora, os partidos deverão se manter por meio de doações de pessoas físicas e de recursos do Fundo Partidário.

Convenções

Do próximo dia 20 de julho até 5 de agosto, os partidos estão autorizados a promoverem as convenções para escolherem os candidatos que vão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e a vereador. O primeiro turno da eleição municipal será no dia 2 de outubro.

No mesmo dia, candidatos, partidos e coligações poderão pedir direito de resposta a órgãos de imprensa por contestarem afirmações e imagens que considerem caluniosas.

A partir do dia 6 de agosto, emissoras de rádio e de televisão, por serem concessões públicas, estão proibidas de veicular opinião favorável ou contrária a candidatos e partidos políticos. As tevês também não podem dar tratamento privilegiado a candidatos de forma dissimulada em novelas ou filmes.

Propaganda na internet

O prazo para registro de candidatura nos tribunais regionais eleitorais termina no dia 15 de agosto, às 19h. No dia seguinte, a propaganda passa a ser permitida na internet e nas ruas. De acordo com a lei eleitoral, os candidatos podem participar de carreatas, distribuir panfletos e usar carros de som de 8h às 22h.

Comícios

Também estão permitidos comícios das 8h às 24h. A propaganda eleitoral no rádio e na televisão está prevista para começar no dia 26 de agosto. A reforma aprovada no ano passado reduziu de 90 para 45 dias o período de campanha.
São Miguel do Guamá tem 4 pré-candidatos a prefeito São Miguel do Guamá tem 4 pré-candidatos a prefeito Reviewed by Esmael Teixeira on 7/19/2016 Rating: 5

Sem comentários