Entrevista | Kamila Paceliuka - Diretora de Operações da empresa "Águas de São Miguel"



Em entrevista ao repórter Esmael Teixeira na rádio Guamá AM nesta quarta-feira (25), Kamila Paceliuka, diretora de operações da empresa “Águas São Miguel”, responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico do município, após ter vencido o processo de licitação executado pela prefeitura em 2016, respondeu perguntas e esclareceu dúvidas em relação aos serviços que iniciaram na cidade nestes há seis meses.

Segundo Kamilia, o planto de meta da empresa é universalizar o acesso a água e no sétimo ano começar a investir no tratamento de esgoto.
Tópicos importantes:

TEIXEIRA: Com relação a concessão, a utilização da água passa a ser cobrada, como funcionara isso? Quem tem poço também terá que pagar? Os poços serão fechando?

KAMILIA: Sim! A água vai ser cobrada. Na verdade deste quando ela era da prefeitura ela deveria ser cobrada. Existe um custo em tratar essa água e esse custo tem que ser dividido por quem utiliza (...). Durante o período da concessão foi estabelecido uma tarifa básica que foi determinado dentro do edital e a empresa vencedora, vencer por preço e técnica 

KAMILIA: (...). Sim! Vai haver uma cobrança. Durante os nossos primeiros seis meses em que nós assumimos efetivamente a concessão no mês de maio nos fizemos apenas um trabalho de ajustes, estudo e decidimos por não cobrar tarifa nenhuma para não criar um choque (...).

TEIXEIRA: Quem tem poço também terão que pagar essa taxa?

KAMILIA: Aonde agente disponibiliza a água, seja o morador usuário ou não, existe uma taxa de disponibilidade, ou seja, naquela rua, naquele bairro, existe a opção de você conectar na rede da empresa ou na rede pública. Então por essa disponibilidade, mesmo quem tem poço terá que pagar uma taxa administrativa.

TEIXEIRA: E esses poços, eles serão fechados Kamilia?

KAMILIA: Não! A verdade é que a pessoa pode continuar utilizando a água do poço e inclusive eu gostaria de pedi um próximo espaço para que nós possamos discutir somente as questões dos poços. É um assunto que as pessoas tem bastante dúvidas e que elas gostariam de estar utilizando os poços, mas nós temos todo um estudo provando que é muito melhor você usar água tratada do que de poço, inclusive em termos financeiros.

A entrevista completa está disponível em áudio [acima].
Entrevista | Kamila Paceliuka - Diretora de Operações da empresa "Águas de São Miguel" Entrevista | Kamila Paceliuka - Diretora de Operações da empresa "Águas de São Miguel" Reviewed by Esmael Teixeira on 1/25/2017 Rating: 5

Sem comentários