Moradores de São Miguel do Guamá protestam contra violência

Foto: Divulgação
Por: ORM News

Os moradores do município de São Miguel do Guamá realizaram uma caminhada pedindo paz. O crescimento da violência e da sensação de insegurança desencadeou a mobilização que levou a população às ruas da cidade. O objetivo foi chamar atenção dos órgãos responsáveis pelo sistema de segurança pública do Estado, para que medidas sejam tomadas para combater a criminalidade. 

A estimativa do Movimento Guamá Seguro - que promoveu a ação - é de que 200 moradores tenham participado do ato.

Uma das lideranças do movimento, o servidor público Ritemayer Vitório Lima explica que para ele que nasceu e sempre viveu no município, o avanço da violência é perceptível. "As pessoas decidiram protestar porque estão vivendo encarceradas. Tem medo. Eu já fui assalto, pessoas da minha família já foram. É difícil encontrar alguém que não tenha sido vítima. Antes você ficava sabendo de um ou outro crime. Agora não tem hora, dia ou a noite. Já vi dez assaltos por dia na cidade. É uma situação alarmante. Mas esse problema não é novo. Não é de hoje", explica.

Esse não foi o primeiro protesto. Ano passado, os moradores da cidade se revoltaram depois que um jovem foi assassinado. Os manifestantes bloquearam ruas do município e chegaram a interditar um trecho da rodovia BR-010. O protesto começou após a morte de um adolescente de 17 anos durante uma tentativa de assalto.

"E antes da morte desse jovem, uma moça de 14 anos foi morta vítima de latrocínio. O motivo foi um celular. A verdade é que há pelo menos três anos percebemos o crescimento da violência. Acredito que a impunidade e falta de investigações mais efetivas contribuam para que o problema não seja resolvida e quem sobre é a população", afirma o Lima. 

Durante o protesto, os moradores apontaram o avanço do tráfico de drogas como um dos motivos para o crescimento dos índices de criminalidade. "O grande problema é que a polícia prende os pequenos, que logo estão na rua soltos. Era preciso uma ação mais efetiva. Em busca dos receptadores dos objetos roubados, por exemplo. Isso não vemos. Enquanto os assaltos e a sensação de insegurança são aumentam", questiona o morador do município.
Moradores de São Miguel do Guamá protestam contra violência Moradores de São Miguel do Guamá protestam contra violência Reviewed by Esmael Teixeira on 4/02/2017 Rating: 5

Sem comentários